CONES anuncia a conclusão bem-sucedida das avaliações para a reinserção acadêmica de mais de 600 estudantes de Medicina em faculdades habilitadas
O Conselho Nacional de Educação Superior (CONES) anuncia a conclusão bem-sucedida das avaliações para a reinserção acadêmica de mais de 600 estudantes de Medicina. Esses estudantes proviam de instituições de ensino superior sem habilitação ou que foram fechadas, conforme a Resolução CONES nº 251/2024. As avaliações foram realizadas em 8 de fevereiro de 2025, nas instalações da Universidade Nacional do Este (UNE).
A aplicação dos exames contou com a colaboração da Faculdade de Engenharia da UNA, assegurando transparência e rigor nas avaliações, de acordo com os mais altos padrões acadêmicos. O processo, impulsionado pelo CONES, visa garantir que os estudantes afetados possam continuar seus estudos em instituições legalmente habilitadas.
A reinserção acadêmica permitirá que os estudantes continuem sua formação em universidades credenciadas. O exame abrangeu três temas, avaliando o nível de conhecimento dos estudantes com base em seus estudos anteriores. Os resultados orientarão as instituições receptoras na convalidação de matérias e na reinserção dos alunos em seus cursos.
Posteriormente, essas instituições deverão registrar os dados dos estudantes reinseridos no Registro Único de Estudantes (RUE) do Ministério da Educação (MEC). Essas ações demonstram o compromisso do CONES com a excelência acadêmica e a formação de profissionais altamente qualificados.