Documentos necessários para estudar no Paraguai
Mudar-se para um país estrangeiro com o objetivo de estudar é uma jornada emocionante, mas também requer um planejamento meticuloso para garantir uma transição suave. Se você tem o sonho de estudar no Paraguai, é fundamental entender os requisitos e documentos necessários para tornar essa experiência possível. Este artigo oferece um guia abrangente sobre os documentos essenciais que você precisará para se mudar para o Paraguai e ingressar em uma instituição de ensino médico.
Atualmente o Paraguai tem sido um paraíso para os interessados em cursar a carreira de medicina. Com mensalidades mais baratas que no Brasil e sem a necessidade de fazer vestibular para ingressar, o número de interessados cresce a cada ano. Nesse artigo vamos te ensinar como preparar seus documentos para ir estudar no Paraguai.
O Paraguai faz parte dos países que compõe o Acordo do Mercosul e com isso não é necessário passaporte nem visto para ingressar no país. Basta ter seu RG (registro geral). O que torna ainda mais fácil a documentação para estudantes no Paraguai.
Para os alunos que não possuem curso superior na área da saúde algumas universidades exigem que se faça o curso de nivelação, que basicamente é um curso de adaptação antes do ano letivo. Geralmente esse curso dura de 02 à 03 meses. O curso de nivelação é realizado de maneira online, ou seja, o aluno não precisa ir estudar presencialmente, somente quando iniciar o ano letivo. Para se inscrever no curso de admissão as faculdades pedem uma cópia digitalizada do RG e uma cópia digitalizada do histórico escolar. Além das cópias, as faculdades cobram uma taxa para o curso de admissão.
Para estudar no Paraguai é necessário passar por dois processos de documentação.
- Radicação provisória e/ou definitiva (documentação migratória);
- Documentação acadêmica;
1. Documentação migratória
Essa documentação seria sua identificação paraguaia. O que permite a sua permanência no país. O processo de migração e de entrega de documentação acadêmica precisa ser validado no Brasil e no Paraguai, além disso muitos documentos necessitam ser traduzidos e apostilados.
Existem dois tipos de documentação migratória para estudantes: residência provisória (temporária) e residência permanente.
Residencia temporária é a autorização concedida à cidadãos estrangeiros provenientes de países do MERCOSUL, que pretendam residir temporariamente no país, enquanto durarem as atividades que lhe deram origem. O prazo de validade da residência é de 02 anos. Os documentos exigidos para dar entrada na documentação são:
- RG ou passaporte;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de antecedentes criminais;
- Certidão de antecedentes para estrangeiros emitido pelo Departamento de Informática da Polícia Nacional;
- Certidão de estado civil (certidão de casamento, sentença de divórcio, certidão de óbito do cônjuge);
- Declaração de não possuir registros internacionais fornecido pela imigração no momento do início do processo de residência;
- Comprovante de entrada no país (bilhete de migração carimbado para a entrada no país);
Tem o custo com pagamento das taxas estimado em G$ 2.152.540,00.
Acesse aqui para ter acesso às informações sobre a documentação provisória, direto do site da Direção Nacional de Migração do Paraguai.
Residência Permanente é a autorização, concedida pela Direção Nacional de Migrações para residir por tempo indeterminado no território nacional, ao estrangeiro que manifeste a intenção ou desejo de se estabelecer permanentemente no país reunindo as condições legais para a sua admissão pela Departamento Nacional de Migração depois de ter cumprido o prazo de Residência Temporária. A mudança de categoria de temporária para permanente deverá ser processada em até 90 (noventa) dias antes do vencimento do cartão de admissão temporária. O visto definitivo deve ser renovado a cada 10 anos. A documentação permanente dá direito à Carteira de Identidade Paraguaia, emitida pelo Departamento de Identificação da Polícia Nacional, com validade de 10 (dez) anos.
Os documentos exigidos para solicitar a residência permanente são:
- RG ou passaporte válido;
- Cartão de residência temporária;
- Documento que atesta de forma confiável qualquer alteração no estado civil;
- Certificado de Registros de Boa Conduta, emitido pelo Departamento de Identificação da Polícia Nacional;
- Certidão de registros judiciais;
- Certificado de Antecedentes emitido pela INTERPOL;
- Documentos que comprovem Solvência Económica;
Tem o custo com pagamento das taxas estimado em G$ 2.690.675,00.
Acesse aqui para ter acesso às informações sobre a documentação permanente, direto do site da Direção Nacional de Migração do Paraguai.
2. Documentação acadêmica
Geralmente as faculdades de Medicina no Paraguai exigem os mesmos documentos, listados abaixo:
- RG;
- Foto 3×4;
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento ou sentença de divórcio;
- Histórico escolar ou diploma de ensino superior;
- Documentação migratória;
RG ou Passaporte:
O Paraguai aceita a identidade (RG) ou o passaporte como documento de viagem válido para cidadãos brasileiros que desejam entrar no país. O RG ou passaporte brasileiro deve ter sido expedido em no máximo 10 anos. Caso o seu documento esteja com mais de 10 anos de expedição é preciso renová-lo.
03 cópias simples e autenticadas em cartório paraguaio do RG (para matrícula).
Fotos 3×4:
Prepare fotos recentes no formato 3×4. Elas são necessárias para o processo de matrícula.
03 fotos 3×4.
Certidão de nascimento ou casamento ou divórcio:
Além do RG, tenha consigo uma cópia autenticada da sua certidão de nascimento e, se aplicável, certidões de casamento e/ou divórcio. Esses documentos são necessários para fins administrativos e legais para admissão na faculdade.
03 cópias simples e autenticadas da certidão de nascimento original, autenticadas em cartório do Paraguai.
Documentos Acadêmicos ou Escolares:
Prepare todos os seus documentos acadêmicos, como histórico escolar, diplomas e certificados de conclusão do ensino médio ou de cursos universitários anteriores, dependendo dos requisitos da universidade que você está ingressando.
Histórico Escolar do Ensino Médio apostilado em cartório do Brasil.
Documento de migração
Esse documento não é exigido de imediato para se fazer a matrícula na faculdade. Geralmente eles cobram essa documentação no segundo ano, a partir do 4° semestre. Assim, você tem bastante tempo para se organizar.
Conclusão:
Definitivamente a documentação não deve ser uma preocupação para você que pretende vir estudar no Paraguai. Algumas faculdades não exigem o curso de admissão. As que exigem pedem o envio de documentos digitalizados como RG e histórico escolar. Para a matrícula também são exigidos poucos documentos como: RG, fotos 3×4, certidão de nascimento, certidão de estado civil (se for o caso) e histórico escolar. A documentação migratória será exigida a partir do segundo ano letivo. Existem empresas especializadas que auxiliam na solicitação da documentação migratória tornando o processo simples. Agora é se preparar para começar uma nova jornada.
4 Comentários
Higor, as informações que você recebeu são incorretas. Para obter a documentação provisória, você precisará passar por uma consulta com um profissional de saúde, que fará uma entrevista e emitirá um atestado médico. Este atestado será anexado aos demais documentos necessários para a regularização do seu visto.
Para ficar 6 anos no Paraguai, preciso do visto de residência provisória ou permanente?
Miranda, o visto provisório tem validade de dois anos. Para permanecer no Paraguai, você precisará tirar o visto permanente.
Ouvi dizer que pro visto de estudante tem que fazer exames de sangue e se a pessoa tiver alguma doença como hiv entre outras, o visto é negado.
É verdade isso?